laje pronta manaus, lajes manaus, laje premoldada manaus, Construcao de lajes manaus, Vigotas Trelicadas com isopor manaus, montagem de lajes manaus, execucao de obras, concreto usinado manaus, escoras metalicas, manaus, projetos, lajes prontas manaus, construcao civil, engenheiro de obras, construtora.

laje pronta manaus
lajes premoldadas manaus

Lajes Prontas
Rua Patrai Nº 106, Quadra 215 - Nova Cidade 92 99167-1975 92 - Manaus/Amazonas

Construcao de lajes manaus

+55 92 98127-7724
+55 92 99167-1975

Whatsapp

   Clique Aqui, para    Chamar no Whatsapp!


Viva Melhor

Lajes Treliçadas com Isopor




Durante a obra são tantos materiais e métodos a escolher, que tomar todas as decisões pode ser algo bem difícil. E para dar uma ajudinha a quem tem dúvidas sobre laje de isopor, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse recurso. Afinal nada mais importante que escolher o material adequado para ter uma boa estrutura da casa. Não dispense a contratação de um profissional da área civil, converse com o profissional sobre a possibilidade ou não de uso.

 

O que é e como funciona?

 

A laje de isopor também recebe o nome de EPS, e talvez você conheça apenas um nome ou outro, mas é bom saber que existem duas nomenclaturas, assim você não se engana achando que é outro material ou técnica.

 

 

A técnica utilizada para a laje de isopor inclui a uma estrutura feita com vigotas de concreto e ferragem, criando suporte para o encaixe do isopor. Após essa estrutura de sustentação ficar pronta, são encaixadas as placas de poliestireno (isopor) que formam a base da laje. Com toda a laje de isopor instalada, são posicionados escoras que darão sustentação a concretagem superior. Isso mesmo, o processo não acaba com o encaixe do isopor, depois das placas são usadas escoras em pontos determinados para dar sustentação e assim o espaço entre laje e telhado é preenchido com concreto. O concreto que faz esse preenchimento deve ser espalhado imediatamente após a aplicação e depois de tudo preenchido, basta esperar a secagem para a continuação da cobertura da casa.

 

Quanto custa?

 

O preço da laje pré-moldada de isopor é umas das perguntas mais frequentes, afinal o que todo mundo quer saber é se vale a pena. O custo médio para adquirir a laje de isopor é de R$ 25 m², e apesar da pouca diferença quando comparado ao custo da lajota cerâmica (sai em torno de R$ 28 m²), vale a pena sim recorrer a EPS.

A verdade é que além do preço, você deve considerar tantos outros fatores que tornam a laje de isopor mais vantajosa.

 

 

Vantagens e Desvantagens

 

 

Vantagens

 

Isolamento térmico: considerar o isolamento térmico é um ponto primordial no momento da construção, afinal ninguém quer morar em uma casa que seja quente demais ou que se assimile a um iglu. E nesse ponto a laje de isopor é muito superior, uma vez que o material consegue equilibrar a temperatura interna, sem absorver ou perder demais as temperaturas, e manter um clima agradável para o interior da residência.

 

 

 

Facilidade de instalar conduítes: ao ser comparada com qualquer outro tipo de laje, o modelo de isopor é o mais fácil para passar conduítes de energia, podendo ser cortados nos pontos necessários e tornando a tarefa mais fácil, já que as mangueiras que conduzem fios podem ser instaladas em qualquer ponto da laje.

 

Transporte e manuseio: ao optar por outros tipos de laje, é comum a demora na entrega do material por conta da dificuldade de transporte e peso do material. Já a opção de isopor, que é mais leve, torna todo o processo mais eficaz, uma vez que a leveza das placas permite carregamento maior no caminhão e manuseio mais fácil na hora de elevar as placas para o telhado.

 

Pouca perda: ao contrário dos modelos cerâmicos e outras opções que quebram com maior facilidade e enfrentam a dificuldade de corte para seguir o formato da obra, a versão de isopor é melhor. A opção em EPS permite mais cortes em diferentes formas e isso diminui as chances de erro, e consequentemente, a perda com cortes errados. As placas de isopor também são ideias por terem menos problemas com trincas e quebras, e isso aumenta a vantagem deste tipo de material.

 

Isolamento acústico: a laje de isopor não é eficaz apenas quando se refere ao isolamento térmico. Em termos de isolamento, o material também se sai muito bem como isolante acústico, e pode ser uma boa opção para sobrados ou até para casas térreas, isolando os barulhos externos.

 

 

Resistente: um dos medos gerais é se laje de isopor aguenta peso, e a resposta é favorável – sim, laje de isopor suporta peso! É claro que o profissional da área civil responsável pela obra vai calcular tudo certinho de acordo com o seu tipo de construção, mas no geral, o material de isopor é resistente, já que é base para o processo de concretagem e é capaz de suportar até mesmo o deslocamento de pessoas sobre a estrutura.

 

Rapidez na montagem: é raro um prazo de obra que se cumpra, afinal a cada processo surgem novidades ou até mesmo empecilhos, como intempéries do tempo, que fazem com que a obra se atrase. Então, se você quer driblar, ao menos um pouco desse atraso total, a laje de isopor pode ser uma alternativa para deixar a obra mais rápida. A montagem inicial é mais rápida e dispensa o processo de secagem, tornando todo o restante mais rápido.

 

Fundação de carga menor: o isopor tem peso bem menor quando comparado a outras opções de lajes pré-moldadas, e isso é um ponto favorável, uma vez que a fundação da casa vai receber uma carga menor; o que pode resultar em um processo até mais rápido e econômico para o processo de fundação.

 

 

 

Dispensa estrutura de madeira: em geral, as lajes maciças pedem caixotes de madeira que darão suporte ao concreto até o momento da secagem total, já no caso da laje de isopor essa estrutura de madeira é dispensável, uma vez que o isopor funciona como suporte para o concreto. A única estrutura de sustentação que a obra pede são escoras em pontos distintos.

 

 

Desvantagens

 

 

Calor/ frio: apesar de ser um excelente isolante térmico, a laje de isopor exige um bom projeto para ser eficaz. Caso a residência não tenha boa circulação de ar e janelas bem orientadas para as posições do sol, a laje pode ser uma má escolha e tornar-se um contribuinte para manter a temperatura da casa, que pode ser excessivamente quente ou fria; ao invés de equilibrar a temperatura e manter o clima agradável.

 

Preço em relação à opção cerâmica: a pouca diferença de preço em relação a laje cerâmica não é uma vantagem, e isso tende a escolha para o método mais tradicional – lajotas cerâmicas. No entanto, mesmo com essa pouca diferença, vale a pena considerar todos os outros fatores positivos da técnica com isopor. Acabamento da laje de isopor O acabamento da laje de isopor costuma ser um dúvida, uma vez que não é indicado fazer furos e ranhuras para agregar melhor o gesso ou argamassa. Diante desse fator, o mais indicado é fazer chapisco com argamassa e usar uma cola especial para melhor adesão e posteriormente a aplicação do gesso. Outra opção é escolher o forro de gesso rebaixado, deixando a estrutura mais moderna e bonita.

 

Acabamento da laje de isopor

 

O acabamento da laje de isopor costuma ser um dúvida, uma vez que não é indicado fazer furos e ranhuras para agregar melhor o gesso ou argamassa. Diante desse fator, o mais indicado é fazer chapisco com argamassa e usar uma cola especial para melhor adesão e posteriormente a aplicação do gesso. Outra opção é escolher o forro de gesso rebaixado, deixando a estrutura mais moderna e bonita.


Galeria de Fotos
 





concreto usinado

Lajes Prontas
Rua Patrai Nº 106, Quadra 215 - Nova Cidade 92 99167-1975 92 - Manaus/Amazonas

escoras metalicas
   
 engenharia@lajesprontas.com.br
Whatsapp

   Chamar no Whatsapp!


   Aceitamos todos os cartões
   Material a pronta entrega

 

Copyright © 2018 Lajes Prontas. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR